A Prefeitura de Curitiba começa na próxima segunda-feira (22/5) os testes com passageiros com um ônibus elétrico totalmente produzido no Brasil.
O veículo tem tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillenium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz, fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
O teste será feito inicialmente com um modelo Padron de 12,1m; na sequência, a Eletra apresentará um ônibus articulado de 21,5m, para tráfego em corredores, e um modelo de 15m.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18/5) pelo prefeito Rafael Greca durante a apresentação do veículo na Praça do Japão, no bairro Batel, em Curitiba (PR).
“Nosso entendimento é testar todos os modelos disponíveis no mercado, dentro da meta de avançar no projeto de eletromobilidade para Curitiba, e a cidade merece o melhor” – disse Greca.
“O ônibus elétrico não é poluente, pode ser mais rápido e traz mais conforto para a população. Curitiba está entrando na era da eletromobilidade”.
O prefeito estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), Ogeny Pedro Maia Neto, e do presidente do IPPUC e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.
REFERÊNCIA
“Curitiba sempre foi referência em mobilidade urbana e estamos muito honrados em demonstrar nosso ônibus” – afirmou Milena Romano, presidente da Eletra.
Ela destacou a durabilidade do veículo elétrico, com garantia de 20 anos.
“A eletromobilidade vem ganhando o mundo e tem tudo a ver com a capital do Paraná, que sempre teve espírito inovador, a começar pelos BRTs, que se popularizaram no mundo a partir da experiência daqui” – disse Milena.
“Nosso carro está preparado para ser testado nas características urbanas de Curitiba, algo que foi muito discutido entre nós, a URBS e os empresários do setor”.
“Este é um diferencial da Eletra: o carro é projetado para as condições urbanas de cada cidade brasileira ou latino-americana” – acrescentou Milena.
O empresário Ângelo Gulin, da Auto Viação Redentor, operadora do veículo, também comemorou.
“É um orgulho para nós testar este ônibus 100% nacional, o único dentre os que estão em testes no país”.
“O principal motivo dos testes é verificar a durabilidade, confiabilidade e a autonomia dos veículos. É importante avaliar como o veículo vai se portar nas ruas de Curitiba, principalmente com passageiros” – disse.
O executivo da Caio José Gildo Vendramini, conhecido por Zezinho, acrescentou:
“É um ônibus moderno, dentro das normas brasileiras, com toda a segurança de ancoragem de poltronas em caso de acidente, cinto de segurança do cadeirante, botão de chamada dos passageiros, isolação térmica total da carroceria e suspensão a ar”.
“Se entrar dentro do carro, você não escuta nada. É uma tecnologia 100% nacional” – concluiu.
O modelo de 12,1m faz parte de um leque de seis tipos de veículos elétricos que a Eletra está lançando este ano.
Ônibus semelhantes já estão em operação em Vitória (ES), Salvador (BA) e São Paulo (SP), e outros estão sendo testados no Grande ABC.
EDITAL
O ônibus Eletra/Caio/WEG integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos primeiros veículos elétricos para o transporte público da capital em 2024.
O prefeito anunciou investimento de R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus elétricos – 42 tipo Padron e 28 articulados – que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano.
Os ônibus elétricos deverão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Leste-Oeste, que transportam, juntas, cerca de 370 mil pessoas por dia.
“A nossa expectativa é que os primeiros veículos elétricos comprados estejam na linha Interbairros II em meados do próximo ano”, disse o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto.
Segundo ele, além da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental, o ônibus elétrico traz vantagens econômicas, com reflexo na tarifa no médio prazo.
“O custo de aquisição é maior, mais se dilui ao longo do tempo e o custo de manutenção é menor. Nossos estudos mostram que, dentro de cinco anos, os custos já serão mais vantajosos que os do diesel” – afirmou.
A Eletra é a segunda montadora a executar testes técnicos com ônibus 100% elétricos no transporte coletivo da capital.
O ônibus elétrico 12,1m Eletra/Caio/WEG tem capacidade para 70 passageiros, autonomia de 250 km e emissão zero de gás carbônico (CO²) e outros poluentes.
As baterias terão recargas de duas a quatro horas, à noite, na garagem da empresa operadora, Auto Viação Redentor.
Além do modelo de 12,1, a Eletra deverá disponibilizar para o sistema de transporte de Curitiba mais dois veículos: um articulado de 21,5m e outro de 15m.
Os testes devem durar 60 dias (20 dias para cada veículo).
Serão avaliados itens como consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, nível de ruído e desempenho do em variadas topografias (aclives, declives e plano).
MULHERES NA DIREÇÃO
Os ônibus elétricos serão conduzidos por 11 motoristas, sendo sete mulheres, treinados especialmente para esse tipo de veículo.
“É mais um aprendizado. O veículo elétrico é mais confortável, tanto para o passageiro como para o motorista” – disse Salete do Rocio, 48 anos, motorista que dirigiu o veículo na apresentação.
“Além disso, o veículo é silencioso e traz comodidades como ar-condicionado e tomadas para carregar celular. É muito bacana dirigir um veículo do futuro”.
Até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverão operar com emissão zero, alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima).
Também participaram da apresentação nesta quinta-feira o diretor operacional da Redentor Ângelo Gulin Neto, a diretora de recursos humanos, Sueli Gulin Calabrese, e o diretor administrativo, Acir Gulin. Pela empresa Glória, o diretor Marco Gulin.
Pela URBS, o diretor de operações Aldemar Venâncio Martins Neto e os gestores Celso Lucio (Especificação e Gestão de Frota), Sergio Oliveira (Operação), Alex Debortoli (Operação) e Claudinei Moro (Fiscalização).
Pela Câmara Municipal de Curitiba, o presidente Marcelo Fachinello e os vereadores Tico Kuzma, Serginho do Posto, Oscalino do Povo, Rodrigo Reis e Pier Petruzziello.
Pelo IPPUC, os assessores Ana Jayme (Investimentos) e Clever Almeida (Mobilidade e Transporte).
Eu tive a oportunidade de viajar no Interbairros II, (Terminal do Cabral, as 17:20H).
É excelente, foi uma ótima experiência. Acredito ser uma ótima alternativa ao ônibus convencional.
Não é perfeito devido à claustrofobia que senti dentro dele pelo fato de nao ter janelas. Identifiquei circulador de ar interno, mas não é o suficiente para remediar a sensação de estar em um ambiente quente e sem ventilação. Sugestão de melhoria seria aumentar a circulação de ar dentro do veículo ou adequar pequenas janelas para entrada de ar fresco.
Olá Juliana,
Ficamos muito felizes que você gostou do e-Bus da Eletra. Não se trata de um circulador de ar, mas de ar-condicionado, que se alimenta do ar externo para que o ambiente além de refrigerado, mantenha o ar dentro do ônibus limpo. A Eletra procura sempre uma solução sustentável e agradável para os clientes, como você. Boas viagens!