A Eletra participará no Dia da Mobilidade Elétrica (DME), neste sábado 27/5, com dois novos ônibus elétricos 12,1m e 15m, totalmente fabricados no Brasil.
Os veículos têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz, fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
Eles estarão à disposição do público para transportar os participantes do evento pela Avenida Paulista até o Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
O DME começa no dia 27 de maio às 9h na Rua Treze de Maio, 1642, Bela Vista. A carreta de veículos elétricos, liderada pelos e-Bus Eletra, começa às 10h.
NOVA LINHA
Os novos e-Bus 12,1m e e-Bus 15m fazem parte da mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, lançada pela Eletra ao longo de 2023.
São cinco novos modelos do e-Bus e mais o e-Trol, desenhados para atender às características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira.
Todos eles inteiramente fabricados no Brasil, inclusive as baterias, com tecnologia 100% nacional.
A linha e-Bus e o e-Trol são o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.
Confira:
- e-Bus 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG).
- e-Bus 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium, motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 15m (chassi Scania, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Trol – ônibus elétrico para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com catenárias para recarga das baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.
Os primeiros modelos começaram a ser produzidos em 2022 e já circulam em algumas capitais, como São Paulo, Salvador, Vitória e Curitiba.
META
Segundo Milena Romano, presidente da Eletra, a empresa está preparada para atender a demanda por eletrificação de frotas de transporte público em qualquer cidade do Brasil ou do exterior.
“Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior e mais versátil montadora de ônibus elétricos da América Latina” – disse.
Para enfrentar esse desafio, a Eletra transferiu em 2022 toda a sua operação para uma ampla área industrial de 27 mil m² no km 16 da Via Anchieta.
Na nova fábrica, produzirá 1.800 ônibus elétricos/ano, ou 150/mês, podendo ampliar essa capacidade em até 50%, conforme a demanda.
Nascida e instalada desde 1999 no Grande ABC, coração industrial de São Paulo, a empresa é uma empresa 100% brasileira, pioneira em tecnologia de tração elétrica para transporte público e de carga.
Fabrica ônibus elétricos a bateria e trólebus. Também oferece serviços de retrofit (conversão de caminhões a diesel em elétricos).
DIA DA MOBILIDADE ELÉTRICA – DME
27/05/2023, sábado, a partir das 9h – Rua Treze de Maio, 1642.
Programação:
9h: Abertura – Participação de autoridades políticas e setoriais. Concentração na Rua Treze de Maio (altura do número 1642), na Bela Vista, São Paulo.
Participação na carreata gratuita e aberta a qualquer proprietário de veículo elétrico.
Os e-Bus Eletra estarão disponíveis para o transporte do público participante.
10h: Saída da Carreata do Veículo Elétrico. Percurso pela Avenida Paulista, com destino à Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu.
12h às 17h: Exposição. Na Praça Charles Miller, haverá diversas atrações para o público, como test drive/ride, exibição de veículos, tecnologias agregadas, food trucks, apresentações artísticas e espaço kids.
Ingresso social (na Praça Charles Miller): 1kg de alimento não-perecível.
Deixe um comentário