A maior chance de sobrevida do sistema trólebus, chegou. Trata-se do e-Trol, um novo modelo de trólebus desenvolvido pela Eletra, empresa nacional de tecnologia de tração elétrica. O novo veículo anula a principal desvantagem do trólebus: a paralisação da operação por conta de falta de energia ou quebra de rede, além de desvios pontuais.
O novo veículo tem uma vantagem maior sobre os ônibus elétricos com baterias, que é poder carregar suas baterias ao longo da viagem, bastando estar conectado à rede aérea, dispensando, por exemplo, a obrigatoriedade de se instalar infraestrutura parrudas de recarga dentro das garagens. A autonomia do veículo é de cerca de 300 km, garantindo a operação diária na maioria das linhas urbanas e metropolitanas do país.
Outra vantagem do e-Trol é a possibilidade de simplificação nas redes aéreas nas garagens, terminais de ônibus e em vias da região mais central. Isso significa que basta apenas uma rede simples nesses locais, ou até mesmo a não instalação dela.
Leia a matéria completa na Plamurb.
Deixe um comentário