TRÓLEBUS ELETRA: TRADIÇÃO RENOVADA PELA TECNOLOGIA
O Trólebus Eletra é um exemplo de como um produto consagrado pela tradição pode se renovar por uma tecnologia inovadora e apresentar resultados ainda melhores.
O sistema de tração desenvolvido pela Eletra utiliza moderna tecnologia de chopper a IGBT (Insulated Gate Bi-polar Transistor) e módulos Semix.
Desde dezembro 2007, o Trólebus Eletra oferece a seus usuários um moderno sistema com motor de corrente contínua. O resultado é um desempenho ainda mais satisfatório do que os trólebus convencionais, e sempre com emissão zero de poluentes.
A tecnologia dos trólebus convencionais é bastante conhecida. É um veículo tracionado por motor elétrico cuja única fonte de geração de energia é a rede aérea de distribuição. Seu grande mérito é a emissão zero de poluentes.
A tecnologia para trólebus evoluiu ao longo das décadas e se tornou altamente confiável. Seus índices de MKBF (Mean Kilometer Between Fails) são cinco vezes superiores aos dos ônibus convencionais.
O Trólebus Eletra é um veículo de tração elétrica que opera conectado a uma rede aérea de distribuição de energia. Seus motores elétricos têm alto índice de eficiência energética, confiabilidade e durabilidade. E todo o gerenciamento é feito eletronicamente, garantindo perfeita sincronia no sistema.
Para os passageiros, o conforto do Trólebus Eletra é inquestionável. Pesquisas recentes, porém, mostram que as vantagens ambientais começam a pesar cada vez mais na satisfação do usuário.
Vantagens operacionais
- Veículo sem câmbio, com frenagem elétrica e aceleração controlada.
- Todo o gerenciamento do sistema é eletrônico, o que reduz em muito o custo de operação.
- Mais agilidade na manutenção e maior durabilidade dos componentes.
- Vida útil superior a 20 anos. Em São Paulo, alguns trólebus operaram com até 45 anos.
Vantagens ambientais
- Emissão zero de poluentes, pois não utiliza motor a combustão.
- Contribui para reduzir os gases do efeito estufa (GEE), melhorando a qualidade de vida nas cidades.
- Baixo nível de ruído.
Vantagens para os passageiros
- A aceleração controlada eletronicamente evita trancos constantes nos ônibus convencionais.
- O ruído, interno ou externo, é baixo, é até 50% inferior ao dos ônibus convencionais.
- Mais conforto para o condutor, o que se reflete no tratamento com os passageiros.