A pequena estância hidrotermal de Bad Birnbach, na Baviera, inaugurou no final de outubro a primeira linha de ônibus elétrico autônomo da Alemanha.
O micro-ônibus EZ10, fabricado pela francesa EasyMile, transporta até 12 passageiros (seis sentados e seis em pé), a uma velocidade média de 15 km por hora. Sem motorista.
É uma linha-piloto operada pela Deutsche Bahn AG, a principal empresa de transporte ferroviário do país.
EM HAMBURGO
Em 2018, a DBAG pretende instalar um serviço semelhante em Hamburgo – a segunda maior cidade da Alemanha.
O EZ10 liga a Praça do Mercado de Bad Birnbach às fontes de água quente ao longo do Rio Rott (Rottal Terme), a principal atração turística da cidade de 5.500 habitantes.
O trajeto de 660 metros (1.320 m, ida e volta) é feito em oito minutos. O serviço é gratuito e funciona das 10h às 18h, com saídas a cada 30 minutos.
A linha começou a funcionar no dia 25 de outubro de 2017, e terá em breve uma terceira parada na estação ferroviária.
OPERAÇÃO
O EZ10 movimenta-se autonomamente (driverless) por uma rota pré-programada, gerenciado por um software que recebe dados de vários sensores de distância, detectores de obstáculos e GPS.
Freia automaticamente e interrompe a viagem, se alguém ou um carro atravessar a rua. Só não pode contornar um obstáculo inesperado por conta própria.
Neste caso, um monitor que acompanha todo o percurso assume o controle manual, com um joystick.
O veículo funciona a bateria e, segundo o fabricante, tem autonomia de até 14 horas de operação, com velocidade máxima de 40 km/hora.
Dispõe de rampa para carrinho de bebê ou cadeira de rodas, que pode ser acionada pelos passageiros.
A critério do operador, também pode funcionar sob demanda do usuário, por aplicativo.
Veja o vídeo da EasyMile (em inglês):
Deixe um comentário