O preço inicial de um ônibus totalmente elétrico no mercado mundial ficará igual ao de um similar a diesel dentro de oito anos.
É o que prevê estudo da Bloomberg New Energy Finance, escrito pela analista Aleksandra O’Donovan e divulgado no início de fevereiro.
Isso será possível graças à queda contínua dos custos das baterias elétricas, que permitirá a equiparação do preço dos elétricos ao dos ônibus convencionais por volta de 2026.
Hoje, dependendo do modelo, um ônibus elétrico pode custar mais do que o dobro do que um equivalente a diesel – a diferença está basicamente no preço das baterias.
A previsão da Bloomberg trata apenas do preço inicial de cada veículo, e não do custo total ao longo da vida útil.
Não inclui custos de manutenção e o gasto médio da eletricidade em relação ao diesel, bem inferiores nos ônibus elétricos.
Ou seja, no médio prazo, mesmo tendo um preço inicial superior, os atuais ônibus elétricos tendem a ser mais econômicos do que os convencionais para o operador.
MERCADO
No mesmo estudo, a Bloomberg previu que em 2025 haverá 1,2 milhão de ônibus urbanos 100% elétricos no mundo, 99% deles rodando na China.
Esse número será o triplo dos 386 mil elétricos de 2017, e representará 47% da frota global de ônibus urbanos.
Em números absolutos, a China seguirá dominando o setor de transporte público elétrico com larga vantagem sobre qualquer outro país.
“A China vai liderar esse mercado, graças ao forte apoio doméstico e às agressivas metas de níveis (de poluição) nas cidades”, escreveu Aleksandra O’Donovan.
No Brasil, por exemplo, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico prevê que em 2025 a frota nacional de ônibus elétricos puros será de 4.277 unidades, e a de híbridos, de 4.233.
Total: 8.510, ou 0,71% do mercado mundial projetado pela Bloomberg para 2025.
Esperando ansiosamente para embarcar nos ônibus elétricos em Brasília DF, eu faço um apelo para a DFTRANS se esforçar para colocar em prática essa ideologia ambiental.
http://horario-de-brasilia.blogspot.com.br/2017/11/horario-de-onibus-df.html