Baterias dos ônibus elétricos são seguras e têm proteção extra contra incêndios

A propósito de notícias recentes divulgadas na imprensa especializada, que relataram um caso de incêndio de baterias de ônibus elétrico no Reino Unido na semana passada, a Eletra esclarece que esse risco é virtualmente zero nos veículos produzidos com sua tecnologia, em circulação em São Paulo e outras cidades brasileiras.

Os ônibus elétricos Eletra são equipados com baterias WEG de lítio e fosfato de ferro (LFP), exatamente para assegurar a máxima segurança operacional, mesmo no caso de choques, acidentes ou exposição a temperaturas elevadas.

As baterias LFP são conhecidas por serem as mais seguras do mercado internacional de eletromobilidade, destacando-se nesse quesito das baterias NMC (níquel-manganês-cobalto) usadas pelo fabricante do veículo que se incendiou no dia 11 de janeiro na região de Wimbledon, sudoeste de Londres, sem deixar vítimas.

Elas também se destacam pelo baixo impacto ambiental em seu processo produtivo (extração dos minerais e fabricação) – outro motivo pelo qual foram escolhidas para os ônibus elétricos Eletra.

DUPLA PROTEÇÃO

Cabe destacar que as baterias WEG já contêm em seu BMS (battery management system) um dispositivo de controle que corta imediatamente o fluxo de energia entre as células, diante de qualquer anormalidade operacional.

Além disso, por sugestão da SP Trans (gestora do transporte público municipal de São Paulo), as baterias dos ônibus elétricos Eletra são equipadas com um dispositivo adicional de segurança que, em caso de acidente, injeta um gás inerte no interior das caixas que abrigam os módulos, evitando o risco de explosões ou incêndios.

Tais cautelas explicam a inexistência de relatos confiáveis de acidentes envolvendo baterias LFP nos 400 ônibus elétricos em circulação no Brasil, ou entre os mais de 4 mil veículos que usam a mesma tecnologia em várias cidades latino-americanas.

A opção preferencial pela segurança decorre da profunda familiaridade da Eletra com as condições operacionais reais do transporte público no Brasil e da ampla experiência da WEG com equipamentos de tração elétrica e armazenamento de energia em situações extremas, como operação de navios e plataformas de petróleo em alto mar.

Para a Eletra e seus parceiros, a segurança de seus usuários, clientes e operadores estará sempre em primeiro lugar.

Eletra apresenta e-Trol, fusão de ônibus elétrico com trólebus
ANTERIOR
Governador vai visitar fabricante de ônibus elétricos comprados pelo Pará
PRÓXIMO

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *