Technibus – Qual é o atual momento da empresa em termos de market share, projetos em desenvolvimento e investimentos? Pode antecipar algum dos projetos em curso?
Iêda Maria A. Oliveira – A Eletra está em um ótimo momento, pois a ideia de eletrificação do transporte público começa a ganhar tração no Brasil, depois de mais de dez anos de inércia. Segundo a plataforma E-Bus Radar, dos 556 ônibus elétricos em circulação no Brasil em junho de 2024, a Eletra produziu 451, o que dá uma participação de mercado de 81%. Dos 5.561 ônibus elétricos em circulação na América Latina, a Eletra participa com 8,1% do total. Todos fabricados no Brasil, em São Bernardo do Campo, com tecnologia nacional. Todos os outros foram importados da China. Somos a única empresa de ônibus elétricos do latino-americano e queremos ser uma das maiores do mundo. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas podemos dizer que a Eletra começa a colher os resultados de seu pioneirismo em eletromobilidade e dos investimentos feitos ao longo de 25 anos. Temos hoje a mais diversificada linha de ônibus elétricos do Brasil e da América Latina. São 11 modelos diferentes, adaptáveis à topografia urbana de qualquer cidade brasileira.
O projeto mais recente é o ônibus elétrico escolar – outro lançamento pioneiro, apresentado no C-Move Brasília em março. São duas versões: Escolar Elétrico 9,7m e Escolar Elétrico 11,3m. Temos certeza de que esses produtos darão um grande impulso ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
Technibus – Quais foram os principais acontecimentos da empresa no ano passado?
Iêda Maria A. Oliveira – Estamos em um processo de crescimento vigoroso especialmente depois do início de operação de nossa nova fábrica de 27 mil m², na Via Anchieta, em São Bernardo, em 2022. Aprofundamos, também, a parceria estratégica com algumas das mais importantes empresas de transporte público e eletromobilidade do Brasil. Nos últimos três anos, nos concentramos em lançar nossa nova linha de produtos – como disse, a mais completa e diversificada do mercado. Especificamente no ano passado, o foco principal foi produzir o e-Trol. Até o final do próximo ano, a Eletra fornecerá 92 e-Trol para a frota do BRT-ABC, uma linha de 18 km que ligará a região do ABC a São Paulo. Será a primeira linha de transporte público em via segregada do Brasil operada exclusivamente por ônibus 100% elétricos.
Technibus – A empresa realizou algum aporte ou investimento recente em expansão, aquisição ou desenvolvimento de novos produtos?
Iêda Maria A. Oliveira – Estamos colhendo os frutos do investimento inicial do grupo ao qual pertence a Eletra na fábrica em São Bernardo do Campo e na nova linha de produtos. Esse investimento ficou em torno de R$ 150 milhões. Nas novas instalações, a Eletra se capacitou a produzir até 1.800 ônibus elétricos por ano. Mas tem condição de ampliar essa capacidade em até 50%, se necessário. Os novos investimentos dependerão de haver perspectivas firmes de aumento da demanda no Brasil.
Leia a entrevista completa na Technibus.
Deixe um comentário