Eletra apresenta primeiro ônibus elétrico 100% brasileiro de Salvador

A Eletra entregou nesta sexta-feira (30/09) o primeiro dos oito ônibus elétricos 100% brasileiros adquiridos pelos consórcios Grupo Ótima e Grupo Plataforma, operadores do sistema BRT Salvador.

O evento aconteceu na estação do Parque da Cidade, na presença do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal de Mobilidade Fabrizzio Muller e da presidente da Eletra, Milena Romano, entre outros.

O e-bus Eletra de 12,5m é um ônibus totalmente elétrico produzido pela Eletra, com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG.

Começou a circular já nesta sexta-feira de manhã, em fase de testes. Funcionará de forma gratuita até o dia 30 de outubro.

O prefeito Bruno Reis destacou a importância de o transporte coletivo municipal entrar na era da eletromobilidade. “É um grande momento para Salvador” – disse.

“Ainda temos muitos desafios pela frente, mas estamos muito felizes com esse que é um importante passo para o desenvolvimento e crescimento de nossa cidade”.

O e-Bus 12,5m é silencioso e tem zero emissão de poluentes, como gás carbônico (CO²) e material particulado (MP).
É um veículo de piso baixo, ar condicionado, wi-fi, capacidade para 70 passageiros, autonomia de até 250 km e velocidade máxima de 60 km/h.

Um de seus equipamentos de bordo é o INbus, sistema que permite a visualização da lotação em tempo real.

TRABALHO DE EQUIPE
A presidente da Eletra, Milena Romano, disse que o e-Bus é o resultado do trabalho de equipe de uma empresa 100% brasileira, que investe em transporte sustentável há mais de 20 anos.

“A Eletra é pioneira em tecnologia de transporte elétrico. Lançamos o primeiro trólebus, o primeiro ônibus híbrido e o primeiro ônibus elétrico fabricados no Brasil”.

“Agora, nosso foco é apresentar a melhor e mais diversificada linha de ônibus 100% elétricos da América Latina, e com tecnologia brasileira” – concluiu Milena.

Só em 2022, a Eletra já lançou o e-Bus 12,5m (apresentado em Salvador) e o e-Bus 15m. Até dezembro, lançará os modelos 12,8m (Padron), 21,5m articulado e 10m.

Para o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, Salvador passará a ter um meio de transporte silencioso e que não prejudica o meio ambiente. “Isso é fundamental para o conforto e segurança da população”.

Depois do lançamento do e-Bus no Parque da Cidade, técnicos da Prefeitura e operadores de transporte coletivo de Salvador reuniram-se com os executivos da Eletra no Centro de Controle Operacional (CCO) da Secretaria de Mobilidade.

Três dias antes, no dia 27, em evento parecido na cidade de Serra (Grande Vitória), a Eletra tinha apresentado o primeiro dos quatro e-bus 12,5m encomendados pelo governo do Espírito Santo.

HISTÓRIA
A Eletra é uma empresa 100% nacional, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga.

Foi fundada em 1999, em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, por um grupo empresarial com mais de um século de experiência em transporte público.

A Eletra capacitou-se para atender, no curto prazo, à demanda por ônibus elétricos dos estados e municípios que aprovaram planos de renovação de suas frotas.

No primeiro semestre, a empresa transferiu suas instalações para uma nova área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta (SP), com capacidade de produzir até 1.800 ônibus elétricos/ano, podendo ampliar essa produção em 50% conforme a demanda.

Alguns dos principais momentos da história da Eletra:
• 1999: produz o primeiro ônibus elétrico híbrido articulado do Brasil;
• 2001: primeiro Padron elétrico híbrido;
• 2002: primeiro trólebus fabricado no Brasil;
• 2003: finalista do The World Technology Awards 2003 (São Francisco-EUA);
• 2013: primeiro ônibus 100% elétrico articulado fabricado no Brasil;
• 2015: primeiro retrofit de caminhão diesel para elétrico;
• 2017: participa da produção dos protótipos do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico mundial da Volkswagen;
• 2017: lança o Dual-Bus 13,8m, veículo que pode rodar como híbrido e trólebus ou como híbrido e elétrico puro;
• 2019: lança o Dual Bus 15m;
• 2021: fabrica o primeiro carro-forte 100% elétrico no mundo, em parceria com a Protege;
• 2022: lança cinco novos modelos e-Bus 100% elétricos: 12,5m, 15m, 21,5m, 12,8m e 10m.
• 2022: inaugura uma nova e ampla unidade industrial no km 16 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Salvador recebe amanhã, 30, o primeiro ônibus elétrico 100% brasileiro da Eletra
ANTERIOR
Eletra entrega e-Bus 12,5m para a Transwolf, em São Paulo
PRÓXIMO

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *