A Eletra lança ao longo de 2023 a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.
São cinco novos modelos do e-Bus, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira ou latino-americana.
E mais o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit).
A linha e-Bus é o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.
Confira:
- e-Bus 12,5m (com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 12,8m – Padron (com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 15m (com chassi Scania, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 21,5m – Articulado (com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 10m – Mini (com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG).
Os primeiros lançamentos começaram a ser produzidos em 2022 e já circulam em algumas capitais, como São Paulo, Salvador e Vitória.
Todos os cinco modelos começarão a circular em 2023, em diferentes capitais brasileiras.
DEMANDA
Segundo Milena Romano, presidente da Eletra, a empresa está preparada para atender à demanda por eletrificação de frotas de transporte público em qualquer cidade do Brasil ou do exterior.
“Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior montadora de ônibus elétricos da América Latina” – disse.
Para enfrentar esse desafio, a Eletra transferiu em 2022 toda a sua operação para uma ampla área industrial de 27 mil m² no km 16 da Via Anchieta.
Na nova fábrica, produzirá 1.800 ônibus elétricos/ano, ou 150/mês, podendo ampliar essa capacidade em até 50%, conforme a demanda.
Nascida e instalada desde 1999 no Grande ABC, coração industrial de São Paulo, a empresa é pioneira em tecnologia de tração elétrica para transporte público e de carga.
Fabrica ônibus elétricos a bateria e trólebus. Também oferece serviços de retrofit (conversão de caminhões a diesel em elétricos).
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