Eletra lança chassi eletrificado e novidades do primeiro escolar elétrico do país, na Lat.Bus 2024

Um ônibus escolar elétrico, capaz de fazer as vezes de gerador quando há falta de energia nas escolas, com capacidade de transportar 51 passageiros, além de PcD e acompanhante? Este foi um dos cinco e-Bus que a Eletra apresentou na Lat.Bus 2024, que aconteceu entre 6 e 8 de agosto, em São Paulo.

Os e-Bus 9,7m e 11,3m Escolares da Eletra podem ser conectados à rede elétrica da escola, fornecendo energia para que a atividade escolar não fique prejudicada com a falta de luz, o que bastante comum e muitas localidades do país. O veículo ainda permite frenagem regenerativa e recargas de oportunidade.

A empresa ainda apresentou os modelos 10m (Midi), 12m piso alto (Básico), 15m (Padron) e 21,5m (Articulado), e anunciou sua entrada, ainda neste ano, no mercado dos chassis eletrificados. Os veículos serão de 12m, 15m e 21,5 m.

O primeiro modelo, que já deve estar entrando em fase de testes em setembro, é o articulado de 21,5 m.

A informação é da diretora executiva da empresa, Iêda Oliveira, durante podcast do Diário do Transporte, na Lat.Bus 2024, que aconteceu estande da Eletra, com apoio da OTM e da ANTP.

Isso permitirá que o chassi primeiro vá para a Eletra para ser eletrificado e só depois para a encarroçadora, saindo pronto de lá.

Iêda Oliveira explica que existem vantagens neste modelo de produção. “A fabricação é mais rápida, pelo fato de a logística ser mais eficiente. Além disso, o custo total do ônibus tende a cair. Trata-se de mais uma opção no mercado de elétricos”.

Durante o evento, a Eletra vendeu 90 e-Bus.

Os ônibus elétricos são inteiramente fabricados no Brasil com tração e integração Eletra, chassi Scania e Mercedes-Benz, carroceria Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG.

América Latina

“O Brasil deve ter como um dos focos na rota da descarbonização não apenas se preparar para as necessidades locais, mas ser exportador de tecnologias e produtos”, afirma a presidente da Eletra, Milena Braga Romano e acrescenta “os ônibus elétricos são elementos fundamentais neste objetivo”.

“O Brasil sempre foi exportador de ônibus a diesel para o Chile, mas na primeira fase da eletrificação dos sistemas de transportes do País, perdemos a oportunidade de sermos fornecedores. Podemos recuperar isso e senti do governo brasileiro, em especial do próprio presidente Lula, esta vontade”, disse Milena, que esteve na comitiva presidencial em visita ao Chile.

Entre os caminhos para o Brasil se tornar protagonista como exportador de ônibus para América Latina são acordos bilaterais tributários. “Além de os ônibus chineses serem mais baratos, contam com uma série de incentivos”, explica a presidente da Eletra.

LINHA COMPLETA

  • Ônibus Escolar Elétrico 9,7m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Volkswagen, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus Escolar Elétrico 11,3m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 12mPiso Alto (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 12,1m – Básico (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 15m – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 15m – Piso Alto – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.

Os ônibus elétricos Eletra já circulam em cidades como São Paulo, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Guarujá, Salvador, Goiânia, Vitória, Vargem Grande Paulista, Bertioga, Porto Alegre, Manaus entre outras.

Os e-Bus Eletra já percorreram 3,7 milhões de km, deixando de emitir 5.745 toneladas de CO2.

Como anda a eletrificação do transporte público na América Latina
ANTERIOR
Eletra, em parceria com Caio, WEG e Scania, entrega 10 ônibus elétricos, piso alto, para Goiânia,
PRÓXIMO

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *