A Eletra participou nesta quinta-feira, 10/11, da 19ª Assembleia da Associação Internacional do Transporte Público UITP América Latina 2022, em Vitória (ES).
Milena Romano, presidente da Eletra, destacou a contribuição da empresa para a transição das frotas de ônibus a diesel para elétricos no Brasil, em mais de 20 anos de atuação no setor.
Ela foi uma das palestrantes do seminário sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seu Impacto na Mobilidade.
Até dezembro – disse – a Eletra apresentará aos operadores a mais diversificada linha de produtos do mercado brasileiro, com pelo menos cinco novos modelos de ônibus elétricos.
Entre esses modelos, o e-Bus 12,5m, e-Bus 15m, e-Bus 12,8m (Padron), e-Bus 21,5m (articulado) e o e-Bus 10m.
Milena Romano destacou a importância do evento da UITP para todo o mercado latino-americano.
“A UITP é a mais importante associação internacional de transporte público” – afirmou. “E a Eletra é a mais importante empresa de ônibus elétricos da América Latina”.
“Portanto, temos os mesmos objetivos: defender um transporte público moderno, confortável, limpo e sustentável às cidades latino-americanas. Daí a relevância de participarmos de um evento como o de hoje”.
INOVAÇÃO
Em sua palestra, Milena Romano falou sobre o histórico de inovação dos ônibus produzidos pela Eletra.
“Somos pioneiros na fabricação de trólebus e ônibus híbridos no Brasil. E nos últimos 7 anos evoluímos para a substituição dos trólebus por ônibus elétricos 100% a bateria”.
Ela lembrou, porém, que o desafio de mudar a matriz de combustíveis dos ônibus urbanos exige um sólido tripé.
Em primeiro lugar, é preciso haver condições de financiar o investimento, porque a transição energética das frotas de ônibus tem um custo inicial alto.
Em segundo lugar, é necessário haver uma infraestrutura de recarga dos ônibus elétricos bem dimensionada, com estudos claros sobre onde serão instalados os pontos de energia.
Por último, há os contratos, que têm de garantir segurança jurídica tanto para o operador do transporte quanto para os fabricantes dos ônibus e as autoridades de transporte.
“Se esses três pontos não estiverem bem alinhados, não vai ser bom” – afirmou Milena.
SUSTENTABILIDADE
A 19ª Assembleia da UITP reuniu empresários, especialistas e autoridades latino-americanas do setor de transporte.
O principal tema deste ano foram os desafios para a eletrificação e sustentabilidade das frotas de veículos de transporte público e individual.
Mas a presidente da Eletra mostrou-se otimista com as perspectivas da eletromobilidade no Brasil. “Nossas expectativas para o futuro são as melhores possíveis”.
“As cidades brasileiras cada vez mais tomam consciência da importância do transporte sustentável para reduzir a poluição, melhorar a qualidade de vida da população e oferecer um serviço moderno e confortável aos usuários e clientes”- disse Milena.
“Cidades como São Paulo, Vitória, Salvador, Curitiba, Campinas e outras lideram essa grande transformação. E a Eletra se orgulha de estar à frente desse processo”.
JOVENS
A presidente da Eletra falou também sobre a participação dos jovens na tomada de consciência ambiental nas cidades.
“Para a Geração Z, o apelo do desenvolvimento sustentável é muito forte. Os ônibus elétricos se destacam no mundo inteiro, hoje, por causa desses jovens posteriores aos ‘millennials’. Eles formam uma geração exigente e com forte preocupação com o meio ambiente”.
Além de Milena Romano, o painel sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da 19ª Assembleia da UITP previu também a participação de:
- Paola Tapia, diretora de Transporte Público Metropolitano do Ministério de Transportes e Telecomunicações do Chile;
- Marcello Gargaglione, dirigente da Companhia Uruguaia de Transporte Coletivo (CUTCSA);
- Leonardo Cordeiro, do escritório Cordeiro, Lima e Advogados;
- Patrícia Siqueira, CEO da DS Ambiental;
- Laura Luna Dobruskin, analista do Ministério dos Transportes da Argentina.
(Ingrid Nerys – Especial para Eletra)
Deixe um comentário