Diretores e executivos de mais de 200 empresas de transporte da capital paulista se reuniram no último dia 21 de março, na sede da Eletra, em São Bernardo do Campo, para uma manhã de trabalho sobre ônibus elétricos.
Foi um encontro inédito, com o objetivo de esclarecer aspectos técnicos da nova linha de ônibus elétricos e-Bus e tirar dúvidas sobre os modelos que começarão a operar na cidade de São Paulo ainda esse ano.
A Eletra lançou seis novos modelos de ônibus elétricos e-Bus, desenhados para atender às demandas de eletrificação de frotas de qualquer cidade do Brasil.
São veículos inteiramente fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive as baterias.
Confira: e-Bus 10m-Midi, e-Bus 12,1m, e-Bus 12,8m-Padron, e-Bus 15m, e-Bus 21,5m – Articulado e o e-Trol (para operação em corredores de ônibus e BRT).
DIÁLOGO
Os representantes das mais importantes empresas de transporte público de São Paulo estavam presentes e lotaram o auditório da nova sede da Eletra, no km 16 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
No pátio externo, estavam estacionados em exposição nove ônibus elétricos e-Bus 12,1m e um e-Bus 15m, recém-fabricados.
O workshop foi aberto pela presidente da Eletra, Milena Romano, e pela diretora executiva Iêda de Oliveira.
Em seguida, falaram representantes da Caio, WEG, Enel, Mercedes-Benz e Scania.
Todas essas empresas fazem parte da parceria estratégica formada para a produção da nova linha e-Bus Eletra.
No workshop, foram apresentadas as características técnicas dos ônibus que circularão na cidade de São Paulo para atender as metas de eletrificação das frotas determinadas pela Lei Municipal 16.802/2018.
Desde 17 de outubro de 2022, circular emitida pela SPTrans, gestora do sistema da cidade de São Paulo, determinou que os novos ônibus comprados pelas operadoras para atender o transporte público não poderão mais ser veículos a diesel.
Portanto, deverão ser elétricos e não poluentes.
PARCERIA
Parte desta frota começará a rodar com base num novo modelo de negócio, financiamento e fornecimento de energia e infraestrutura desenvolvido pela Enel-X para as operadoras de transporte.
A Enel-X faz parte da parceria formado pela Eletra, Caio, WEG, Scania e Mercedes-Benz para oferecer ao mercado a mais versátil linha de ônibus elétricos da América Latina.
A Eletra é uma empresa brasileira líder em tecnologia de tração elétrica, que também desenvolve o projeto e a integração dos sistemas dos veículos.
A Caio faz as carrocerias e-Millennium, especialmente desenvolvidas para os elétricos.
A WEG fabrica motores elétricos, inversores e as baterias. Já a Mercedes-Benz e a Scania produzem os chassis.
Todas elas são empresas brasileiras, ou instaladas há muitas décadas no Brasil, que formaram uma parceria para abrir um novo espaço ao setor de transporte sustentável no país e na América Latina.
Deixe um comentário