Em um passo significativo para a modernização do sistema de transporte público na Região Metropolitana de Belém (RMB), a União firmou dois contratos importantes no dia 1º de novembro de 2024. Os contratos, de número 584/2024/PFN e 585/2024/PFN, garantem o financiamento de R$ 366.858.232,00 para a aquisição de uma nova frota de ônibus, destinados ao Sistema Integrado de Transporte Público (SIT/RMB).
O Contrato de Garantia (nº 585/2024/PFN) foi firmado entre a União e o Estado do Pará, tendo a Caixa Econômica Federal como interveniente. Este contrato assegura o repasse dos recursos para o projeto de renovação da frota.
O Contrato de Contragarantia (nº 584/2024/PFN), também firmado entre a União e o Estado do Pará, conta com a participação do Banco do Brasil e do Banco do Estado do Pará (BANPARÁ) como intervenientes. Este contrato garante a segurança da operação financeira e a devolução dos recursos em caso de inadimplência.
O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em São Paulo no começo de agosto na Lat.Bus. Ele aproveitou para conferir os detalhes da produção dos 265 novos ônibus que vão operar no BRT Metropolitano, projeto executado pelo Governo do Pará que visa reformular o sistema de transporte público de forma integrada nos municípios da Região Metropolitana de Belém.
As 265 unidades em produção irão operar nas futuras Linhas Alimentadoras e Linhas Troncais Expressas e Paradoras do BRT Metropolitano, sendo 40 destas unidades 100% elétricas e as demais 225 com motorização a combustão, turbodiesel, no padrão Euro 6, com tecnologias aprimoradas para a redução das emissões de poluentes na atmosfera.
Os veículos são de três diferentes modelos produzidos pela Caio, todos para operação no BRT Metropolitano. Os ônibus são equipados com sistema GPS, Wi-Fi, ar-condicionado, câmeras de monitoramento e elevadores para acessibilidade de pessoas com deficiência.
Leia a matéria completa no Diário do Transporte.
Deixe um comentário