A nova lei ambiental da cidade de São Paulo avançou na Câmara Municipal e pode ser aprovada pelos vereadores ainda esta semana ou na próxima.
O substitutivo ao Projeto de Lei 300/2017, de autoria dos vereadores Milton Leite (DEM) e Gilberto Natalini (PV), está na pauta de uma das sessões extras desta quinta-feira (7/12), a partir de 15h.
No dia anterior, o novo PL 300 já tinha sido aprovado sem dificuldades pelas comissões da Câmara (congresso de comissões), permitindo sua apreciação pelo plenário.
METAS AMBIENTAIS
O novo texto (íntegra) substitui os artigos 50 e 51 da atual Lei de Mudança do Clima de São Paulo (14.933/2009) e prevê metas inéditas de redução de poluentes dos 15 mil ônibus municipais.
Entre essas metas, está o corte de até 50% das emissões de gás carbônico (CO²) da frota em até dez anos, abrindo caminho para a troca dos ônibus a diesel por veículos elétricos e híbridos.
O substitutivo ao PL 300 entrou na pauta de votação quase um mês depois do acordo que definiu o texto final, fechado no dia 9 de novembro.
O atraso nas votações deveu-se à extensa pauta de projetos do Executivo, entre eles o programa de privatização do prefeito João Doria, que ocupou quase todo o tempo dos vereadores nos últimos meses.
No dia 6 de dezembro, após a votação final da privatização do Parque Anhembi, os projetos de autoria dos vereadores voltaram à pauta, entre eles o substitutivo ao PL 300.
Se for aprovado nesta quinta-feira, em primeira votação, a nova lei ambiental poderá ir à segunda votação já no início da próxima semana.
Se novamente for aprovado, irá à sanção imediata do prefeito.
EDITAL
A vigência da nova lei é condição essencial para a Prefeitura poder lançar o edital da licitação que fixará as regras dos novos contratos entre o Poder Público e as empresas de ônibus.
Esses contratos venceram no final de 2013 e têm sido renovados em caráter emergencial desde 2014.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Sergio Avelleda, o edital deverá ser lançado no máximo até o dia 15 de dezembro.
Ele deverá prever metas inéditas de controle da poluição dos ônibus, em sintonia com a nova lei em tramitação na Câmara.
Na prática, iniciará o programa de conversão dos ônibus a diesel para uma matriz energética de combustíveis não fósseis ou de baixa emissão de poluentes.
Deixe um comentário