Ônibus elétrico Eletra lidera carreata da eletromobilidade em Brasília

O novo ônibus elétrico e-Bus 12,1m Eletra liderou a Carreata da Eletromobilidade nesta terça-feira, 8/3, em Brasília, num percurso de 6 km na Esplanada dos Ministérios.

Adesivado especialmente para o Dia da Mulher, comemorado na mesma data, o veículo foi dirigido em todo o trajeto pela presidente da empresa, Milena Romano.

O e-Bus Eletra é um ônibus elétrico totalmente fabricado no Brasil (inclusive as baterias), em parceria com empresas como WEG, Caio, Mercedes-Benz e Enel-X.

A carreata – que reuniu cerca de 50 veículos elétricos – partiu do Brasil 21 Convention, no Setor Hoteleiro Sul de Brasília, e terminou no Estádio Mané Garrincha.

Percorreu o Eixo Monumental, em direção à Esplanada dos Ministérios e retornou pela mesma via, na altura da Catedral Metropolitana de Brasília – sempre com a presidente da Eletra no assento de motorista.

Todo o trajeto foi organizado pelas autoridades de trânsito do Distrito Federal, acompanhado por uma viatura da Polícia Militar.

No interior do e-Bus da Eletra, estavam dirigentes das empresas parceiras, profissionais de transporte, especialistas, autoridades públicas e jornalistas.

A Carreata da Eletromobilidade marcou o encerramento do C-Move Brasília, ciclo de debates sobre eletromobilidade que, durante dois dias, reuniu políticos, empresários e especialistas em transporte sustentável.

LINHA COMPLETA
O e-Bus 12,1m faz parte da nova linha de ônibus elétricos Eletra, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.

São cinco modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira ou latino-americana.

E mais o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit).

A linha e-Bus é o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.

Confira:

  • e-Bus 12,1m/12,5m (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • e-Bus 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
  • e-Bus 15m (chassi Scania, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
  • e-Bus 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
  • e-Bus 10m – Mini (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG).

Os primeiros modelos começaram a ser produzidos em 2022 e já circulam em algumas capitais, como São Paulo, Salvador e Vitória.

Segundo a presidente Milena Romano, a nova linha e-Bus atenderá à demanda por eletrificação de frotas de transporte público em qualquer cidade brasileira.

“Nosso objetivo é muito claro. A Eletra está se preparando para ser a maior e mais versátil montadora de ônibus elétricos da América Latina” – disse.

Para isso, transferiu toda a sua operação para uma ampla área industrial de 27 mil m² no km 16 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde poderá produzir até 1.800 ônibus elétricos/ano.

 

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