Primeiro ônibus elétrico Eletra do Amazonas inicia operação em Manaus

A Prefeitura de Manaus apresentou nesta segunda-feira, 4 de setembro, o primeiro ônibus elétrico 100% brasileiro Eletra, que vai circular na capital.

O evento contou com a presença do prefeito de Manaus, Davi Almeida, representes da Eletra, da operadora Eucatur, dentre outras autoridades.

O veículo vai operar na linha 125 – UFAM (Universidade Federal do Amazonas) /Terminal 2 – Centro.

O prefeito David Almeida destacou a importância do lançamento do ônibus elétrico para a cidade e para o Brasil. “É um marco, que se inicia hoje na cidade de Manaus. Primeiro ônibus elétrico de transporte público do Norte do Brasil, e que já começa a operar. E temos a garantia que até o final do ano a empresa vencedora da licitação, nos entregará mais 12 veículos. Com isso, Manaus será a primeira capital do Norte do Brasil a ter uma frota de ônibus elétricos.”

O ônibus elétrico Eletra é um veículo de 12,1m com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio e-Millennium e baterias e motores elétricos WEG – todas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz fabricado em São Bernardo do Campo (SP).

O prefeito também destacou a questão ambiental do investimento. “Deixaremos de jogar 105 toneladas de carbono na atmosfera. É Manaus dando exemplo de sustentabilidade. Esse veículo inclusive, faz parte do contrato com um artista internacional, que se apresenta depois de amanhã na cidade) uma vez que o voo deste para o Brasil terá a compensação da emissão de dióxido de carbono.”

Almeida ressaltou os benefícios econômicos do novo modal para a cidade. “Quando colocarmos estes ônibus nas ruas, vamos tirar da planilha de custos uma das nossas grandes despesas, que é o consumo de combustível, ou seja, além de ambientalmente correto, também é economicamente viável.”

Silvestre Cavalcante Souza, gerente comercial da Eletra, também apontou os benefícios da parceria na capital do Amazonas. “Estamos muito orgulhosos de lançar o primeiro ônibus elétrico, e 100% brasileiro, em Manaus. Este é um momento importante para a Eletra, que tem se dedicado ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o transporte público. É um marco importante para essa nova vertente, especialmente para uma capital tão representativa na questão da sustentabilidade como Manaus.”

Silvestre demonstrou empenho e otimismo com a atuação da empresa na capital do Amazonas:

“Sabemos que nossos ônibus serão submetidos a condições adversas, que talvez não sejam similares a outro lugar do mundo. No entanto, estamos muito confiantes quanto à nossa performance nesta cidade. Estudamos e avaliamos tudo que deveria ser feito neste projeto e esperamos sucesso”.

“O sucesso, aliás, não é para nós da Eletra, e sim de ver as pessoas encontrarem mais conforto, chegando com mais descanso tanto em seus locais de trabalho, quanto em casa, após o expediente. Também para os motoristas, que terão a saúde ocupacional muito melhor, sem ruídos, sem volátil de combustível, sem vibração, troca de marchas. Isso inclusive, atrai muitas mulheres para a profissão. Aliás, ficamos muito surpresos com a grande capacidade de condução e atenção dessas mulheres, durante a fase de treinamento. São extremamente cuidadosas”.

O ônibus elétrico 100% brasileiro, batizado de “PreservAR” vai circular com a frase “Eu sou amigo da Amazônia”. O veículo é equipado com os mais modernos sistemas de segurança e conforto, incluindo ar-condicionado, wi-fi e tomadas para recarga de celulares. Ele tem capacidade para 70 passageiros, com emissão zero de poluentes e baixíssimo nível de ruído.

Ivan Ruela – de Manaus, especial para a Eletra

Eletra entrega ônibus 100% elétrico para prefeitura de Manaus
ANTERIOR
Manaus (AM) passa a contar com ônibus elétrico da Eletra na frota
PRÓXIMO

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *