Retrofit transforma caminhões e ônibus a diesel em modelos elétricos

A prática do retrofit, muito comum em edificações e máquinas, já chegou na indústria automotiva. A técnica de transformar instalações e equipamentos antigos e defasados em estruturas mais modernas pode ser feita em caminhões e ônibus movidos a diesel, com a conversão para o sistema elétrico.

Regulamentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o retrofit em veículos é realizado pela empresa fabricante de ônibus elétricos Eletra.

Iêda Oliveira, diretora executiva da Eletra, ressalta que o chamado e-retrofit atualiza o veículo, mas não altera a data de fabricação do chassi. “Ao passar pela modernização, um ônibus fabricado há cinco anos não volta para zero. Ele segue com o mesmo tempo de vida”, diz.

Ela conta que o e-retrofit tem mais apelo nos caminhões, cuja vida útil passa de 30 anos. “Os ônibus urbanos rodam, em média, oito anos abastecido com diesel. Ao ganhar tração elétrica, eles operam mais sete anos”, afirma.

Além disso, os ônibus estão sob a mira constante dos usuários, principalmente com relação à segurança. “A resistência existe porque o passageiro não gosta de ser atendido por um veículo com carroceria mais antiga. Isso não ocorre com os caminhões”, realça.

Leia a matéria completa no Mobilidade Estadão.

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