A Eletra apresenta no dia 30 de setembro, em Salvador (BA), o primeiro ônibus elétrico totalmente produzido no Brasil, inclusive as baterias.
A apresentação será feita com participação da CEO da Eletra, Milena Romano.
O veículo é o E-bus Eletra de 12,5m, com carroceria Caio, chassi Mercedes-Benz e motor elétrico, inversor e bateria WEG.
É a primeira unidade de uma frota de oito ônibus elétricos Eletra contratada pelas empresas operadoras do BRT Salvador.
MADE IN BRAZIL
“O E-bus Eletra foi inteiramente fabricado no Brasil, com componentes produzidos por indústrias brasileiras e empresas instaladas no Brasil – destacou Milena Romano.
“A meta da Eletra é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte público e de carga, com tecnologia inteiramente nacional. O veículo que estamos entregando agora em Salvador é o resultado desse esforço”.
Iêda de Oliveira acrescentou: “é um ônibus elétrico concebido para rodar em qualquer ambiente urbano, desde linhas troncais e corredores centrais até alimentadoras, com perfil e topografia voltados para regiões periféricas de nossas cidades”.
As duas executivas destacaram a confiabilidade de um veículo produzido por uma empresa brasileira com mais de 20 anos de experiência em mobilidade elétrica.
A Eletra fabrica ônibus elétrico, ônibus elétricos híbridos e trólebus desde 1999, em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista.
É a principal fabricante da América Latina, responsável por cerca de 300 dos 371 ônibus elétricos que circulam hoje no Brasil.
A Eletra mudou-se recentemente para um novo prédio de 27 mil m² na Via Anchieta (SP), onde produzirá até 1.800 ônibus elétricos por ano, a partir do início de 2023, podendo ampliar essa capacidade em 50%, conforme a demanda.
A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.
LINHA COMPLETA
Até o final de 2022, a Eletra apresentará a mais completa linha de ônibus totalmente elétricos do mercado.
São cinco novos modelos até dezembro, inteiramente produzidos no Brasil, com tecnologia nacional e componentes fabricados por tradicionais indústrias brasileiras.
O E-bus 12,5m apresentado em Salvador foi lançado oficialmente em agosto na Lat.Bus 2022, a maior feira de transporte público da América Latina.
No mesmo evento, a Eletra lançou outro modelo, o E-bus 15m, com carroceria Caio, chassi Scania e motor elétrico, inversor e bateria WEG.
Até o final de outubro, a Eletra lançará o E-bus 21,5m articulado, em novembro o E-bus 12,8m Padron e em dezembro o E-bus 10m
Todos esses modelos serão equipados com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motor elétrico, inversor e baterias WEG.
São veículos aptos a rodar em qualquer ambiente urbano, com autonomia de 250 km, frenagem regenerativa e possibilidade de recargas de oportunidade.
HISTÓRIA
Há mais de 20 anos, a Eletra é sinônimo de confiabilidade e inovação em transporte público sustentável.
É uma empresa 100% nacional, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga.
A empresa capacitou-se a atender, no curto prazo, à demanda por ônibus elétricos de todos os municípios que aprovaram programas de renovação das frotas de transporte.
Conheça alguns dos principais momentos da história da Eletra:
- 1999: produz o primeiro ônibus elétrico híbrido articulado do Brasil;
- 2001: primeiro Padron elétrico híbrido;
- 2002: primeiro trólebus;
- 2003: finalista do The World Technology Awards 2003 (São Francisco-EUA);
- 2013: primeiro ônibus 100% elétrico articulado fabricado no Brasil;
- 2015: primeiro retrofit de caminhão diesel para elétrico;
- 2017: monta os protótipos do e-Delivery, o caminhão elétrico da Volkswagen;
- 2017: lança o Dual-Bus 13,8m– veículo que pode rodar como híbrido e trólebus ou como híbrido e elétrico puro;
- 2019: lança o Dual Bus 15m;
- 2021: fabrica o primeiro carro-forte 100% elétrico no mundo, com a Protege;
- 2022: lança cinco novos E-bus 100% elétricos.
PARCERIAS
Os ônibus elétricos da Eletra se destacam também pela qualidade de suas parcerias, que incluem os principais fabricantes do mercado brasileiro de transporte público.
A Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo (SP), fabricante do chassi de quatro dos cinco E-bus lançados este ano, já equipou 140 ônibus elétricos e híbridos Eletra.
Outra parceria tradicional é com a Caio, fabricante nacional de carrocerias, que já montou mais de 200 ônibus com tração elétrica da Eletra.
Já as baterias elétricas são produzidas com tecnologia inteiramente nacional pela WEG, outra aliada estratégica da Eletra em eletromobilidade.
A WEG é uma empresa brasileira com sede em Jaraguá do Sul (SC) e líder global em motores e inversores elétricos.
Deixe um comentário