A Toronto Transit Commission (TTC), órgão gestor do transporte público da maior cidade do Canadá, anunciou este mês que irá adquirir 30 ônibus elétricos puros até 2019.
É a primeira parte do programa de aposentadoria de todos os ônibus movidos a combustíveis fósseis até 2040. Hoje, a frota municipal tem dois mil veículos.
Como meta intermediária, a TTC também fixou prazo até 2025 para que todas as novas compras sejam de veículos totalmente livres de emissões de gases do efeito estufa.
PROGRAMA
Na prática, a decisão exclui os ônibus a diesel de baixa emissão (Euro 5 ou Euro 6) e os movidos a gás comprimido de origem fóssil.
Ao final do programa, até os ônibus híbridos (cujos motores elétricos são parcialmente acionados por um gerador a diesel) serão substituídos por veículos totalmente a bateria.
O cronograma da TTC faz parte do TransformTO, o plano aprovado em julho pelo Conselho Municipal (Câmara) para eliminar 80% de todos os gases do efeito estufa de Toronto até 2050.
A TTC fixou um orçamento de 50 milhões de dólares canadenses (R$ 126 milhões) para comprar três lotes de dez ônibus elétricos cada de três fornecedores: New Flyer (canadense) Proterra (americana) e BYD (chinesa).
A empresa também comprará mais 230 veículos híbridos de segunda geração, por até C$ 230 milhões (R$ 582 milhões).
Neste caso, os fornecedores serão a New Flyer e a Nova Bus (outra fabricante canadense, controlada pela Volvo).
Tanto os novos ônibus elétricos quanto os híbridos deverão ser entregues até março de 2019.
HIDROGÊNIO
Num relatório ao Conselho de Administração, o chefe do Programa de Veículos da TTC, Bem Case, chegou a elogiar os ônibus movidos a células de hidrogênio (FCEB), mas desaconselhou comprá-los.
Ele reconheceu que os testes apontaram uma autonomia de até 450 km dos veículos a hidrogênio, muito acima dos 250 km dos ônibus a bateria, porém concluiu que a tecnologia não está madura para uma operação regular.
“Embora a tecnologia FCEB seja bastante promissora, há apenas 20 ônibus (desse tipo) em serviço na América do Norte” – escreveu.
A TTC administra o terceiro maior sistema municipal de transporte público da América do Norte. Perde apenas para as operadoras da Cidade do México e de Nova York.
A empresa opera também os sistemas de bonde, VLT e metrô. Toronto tem 2,7 milhões de habitantes.
Deixe um comentário